terça-feira, 28 de janeiro de 2020

LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM



Olá internautas! Hoje trago um texto sobre algo que pode ser de grande valia para educadores e estudantes: os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA).

Para início de conversa é relevante mencionar a importância que os laboratórios de aprendizagem têm para fazer convergir o conhecimento teórico com a prática. Correa et al. (2001) nos aponta ainda que o objetivo principal desses ambientes é complementar a construção do conhecimento a partir do reconhecimento explícito das atividades propostas durante os processos de ensino.

Os LVA são ambientes digitais que têm como principal objetivo executar e/ou replicar experimentações que podem (ou não) serem executadas em laboratórios reais, sem estar fisicamente presente nesses locais. Eles podem ser utilizados em qualquer horário e em qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo eletrônico para acessá-lo e rede de internet (sendo que alguns não necessitam dela, funcionam off line). Nesse sentido os LVA inserem-se em uma atmosfera ubíqua permitindo ao usuário uma maior flexibilidade em termos de acessibilidade.

Tais Laboratórios podem ser enquadrados na taxonomia dos objetos de aprendizagem, pois como nos mostra Silva e Mercado (2019), tratam-se de recursos elaborados a partir da combinação de elementos como vídeos, imagens, animações gráficas, etc. com finalidades educacionais bem definidas.

Ao contrário laboratórios virtuais, os laboratórios reais estão instalados em instituições que, na maioria das vezes, tornam o seu acesso dificultado por muitos estudantes, aja vista o possível distanciamento geográfico, horários de funcionamento limitados, falta de transporte ou capital para locomoção, etc. Nesse sentido, a utilização dos LVA pode trazer benefícios, já que sua utilização rompe a barreira espaço-tempo.

Nesse contexto, o uso dos LVA no ensino básico vem como alternativa às limitações de algumas escolas que não têm laboratórios físicos (como o de ciências, por exemplo) ou não dispõem de capital para compra de materiais diversos usados nos experimentos. Alguns experimentos em escala microscópica podem melhor serem analisados virtualmente, sem contar que alguns experimentos em um laboratório físico pode também trazer alguns riscos à saúde e ao meio ambiente.

Todavia, essa forma de experimentação virtual pode trazer alguns riscos como indução de erros conceituais, a falta de contato com os equipamentos, a automação dos algoritmos que minimizam erros, o que limita os estudantes a pouca repetição dos experimentos (SILVA; SILVA, 2017, p. 43)

Por fim, um fator relevante na utilização de LVA nas escolas diz respeito à formação do professor para a correta utilização do recurso. Embora a interface de alguns laboratórios virtuais seja intuitiva, facilitando a interatividade de quem os usa, a figura do professor como planejador e mediador das práticas pode se revelar como de fundamental importância. Por isso, precisamos refletir como os cursos de formação de professores estão promovendo o contato com essas ferramentas e preparando-os para enfrentar os novos cenários de aprendizagem, potencializados pela cultura digital.

Gostou da leitura? Espero que sim!
             
           Abaixo indico um exemplo de LVA, com alguns experimentos de biologia que utilizo em algumas de minhas aulas, é só clicar no link a seguir:


                Até a próxima!





REFERÊNCIAS


CORRÊA, Geny D.; CORRÊA, Carlos J.; SANTOS, Víctor B. O Laboratório de aprendizagem e a reconstrução do conhecimento.  Congresso Brasileiro de Engenharia - COBENGE, 2001.

SILVA, Ivanderson P.; MERCADO, Luis Paulo M.. Experimentação em física apoiada por objetos de aprendizagem.  ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 71-86, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9265/6422. Acesso em: 27 jan. 2020.

SILVA, I. P.; SILVA, A. T. O tema “experimentos virtuais” nos anais dos eventos brasileiros de ensino de física (2005–2014). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 137-154, 2017.

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