quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E REPOSITÓRIOS VIRTUAIS


Olá pessoal! Já pararam para refletir sobre o tipo e a quantidade de recursos digitais educacionais podem ser encontrados na internet? E em que locais eles podem ser encontrados? Não!? Então esse texto é para você!

Apresento aqui para alguns conceitos de recursos que julgo serem muito interessantes na educação: os objetos virtuais de aprendizagem, recursos educacionais abertos e repositórios virtuais.

No contexto da cibercultura, onde boa parte de nós estamos inseridos, a utilização de recursos ou ferramentas digitais podem contribuir de forma significativa para o acesso de ferramentas ou recursos que permitam uma maior flexibilidade em termos de acesso à informação ou a experimentação de fenômenos inerentes a várias áreas do conhecimento.

Nesse sentido, a usabilidade de objetos virtuais (ou digitais) de aprendizagem – OVA ou ODA – pode trazer benefícios. Eles compreendem basicamente recursos digitais que podem ser utilizados, reutilizados ou combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizagem rico e flexível (SÁ FILHO e MACHADO, 2003). Sendo assim, textos, e-books, simuladores de experimentos, etc., são exemplos desses tipos de recursos. Segundo Mercado, Silva e Rocha (2008), a ideia por trás desses objetos é fragmentar os conteúdos em pequenos pedaços para serem utilizados e reutilizados em ambientes de aprendizagem. Portanto, a inclusão desses objetos repertório didático do professor pode trazer contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.

Uma parte desses objetos podem ser acessados sem nenhum custo, ou seja, são liberados para o uso de forma gratuita, se enquadrando em um grupo denominado de Recursos Educacionais Abertos (REA). O poder transformador desses recursos vem da facilidade que eles têm, quando formatados em mídias digitais, de serem compartilhados por meio da internet. (BUTCHER; KANWAR; UVALIC´-TRUMBIC, 2011).

Mas, afinal, qual a diferença entre os OVA e os REA?

A diferença principal entre REA e outros objetos educacionais se baseia no fato de que os recursos abertos trazem uma licença que facilita sua reutilização e que pode, em alguns casos, serem modificados sem que haja a necessidade da permissão de seus autores. Esses recursos podem também ser impressos, uma vez que a disponibilidade da internet em diversas regiões pode ser limitada ou ausente. Mas não se engane: os recursos educacionais abertos não podem ser entendidos como de domínio público, como se o autor estivesse abrindo mão de seus direitos autorais. Basicamente o surgimento das licenças abertas trouxe mais segurança para proteger os direitos autorais em ambientes onde existe grande facilidade de acesso e compartilhamento desses materiais.

E ainda você pode estar se perguntando: onde podemos encontrar esses materiais todos?

Bem... sabemos que a muitos recursos são disponibilizados na internet de forma aleatória, porém existem ambientes virtuais que se encarregam de trazer muitos objetos virtuais de aprendizagem organizados sistematicamente. Tratam-se dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A associação Brasileira de Educação à distância (ABED) nos aponta que tais ambientes da web que servem para abrigar diversos recursos utilizados na educação formal e não formal, com mídias diversas (textos, e-books, vídeos, imagens estáticas e animadas, etc.). De acordo com Souza, Albuquerque e Silva (2016), os ROA têm sua importância ligada ao fato de poderem ser reutilizáveis em contextos além daqueles originalmente pensados por seus idealizadores. Sendo assim pode-se entender que os repositórios são recursos polivalentes dentro do contexto da usabilidade dos objetos educacionais.

E aí? Se interessou pelos objetos educacionais? Quer conhecer alguns repositórios que estão repletos deles? Se sua resposta for sim, abaixo está uma lista com os links de alguns.

Vá em frente! Acesse os links e conheça-os! É bem provável que você encontre muito mais coisas interessantes do que procura!

Até a próxima!





LISTA DE REPOSITÓRIOS








REFERÊNCIAS

MERCADO, L. P. L.; SILVA, A. M.; ROCHA, G.M.; Utilização didática de objetos digitais de aprendizagem na educação on-line. EccoS Revista Científica, vol. 10, núm. 1, janeiro-junho, 2008, pp. 105-123 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil. Disponivel em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=1055>. Acesso em: 18 fev. 2020.


BUTCHER, Neil. KANWAR, Asha; UVALIC´-TRUMBIC, Stamenka. Um Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). 2011. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2020.


SÁ FILHO, C. S.; MACHADO, E .C. O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem. Seminário Nacional de Educação à Distância. Abed, 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.htm. Acesso em: 18 fev. 2020.



SOUZA, D.S.R; ALBUQUERQUE, B.C.D; SILVA, K.K.A.S. Repositórios de Objetos de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AR_paper_24.pdf. Acesso em: 07 fev. 2020.

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