Fonte: Davi Gregório |
Olá pessoal!
Hoje venho compartilhar com vocês uma experiência
maravilhosa que tive no CEDU/UFAL. Discutimos sobre um tema educacional na disciplina de Recursos Digitais Educacionais, abordado através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem Based Learning), na aula, sob a mediação do professor Fernando
Pimentel, os conceitos de Robótica Educacional Livre (REL) e experimentamos na prática a cultura Maker.
Nossa turma foi dividida em dois grupos para discutirmos as
respostas das questões da PBL da semana (apresentadas na aula passada), sobre o
conceito de robótica educacional e como ela pode ser implantada na educação
básica e superior e também o que seria a cultura maker e como desenvolver
projetos didáticos que a utilizassem nos programas de licenciatura. As
respostas dos grupos apresentaram pontos semelhantes, porém percebemos que para
o conceito de robótica os conceitos apresentados não eram claros. O professor
interviu e nos apresentou a robótica educacional como conjunto de processos
mediados que nos levam a entender um conceito e que a mediação é fundamental
para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.
Fonte: Fernando Pimentel |
Fonte: Maviael Lucas |
Os dois grupos mostrarem-se
engajados (um dos elementos da REL) tentando elaborar soluções práticas para os
desafios no melhor estilo “mão na massa”. No meu grupo, particularmente,
tivemos alguns problemas durante o desenvolvimento do protótipo: não houve
planejamento prévio de como produziríamos os materiais e houve falha de
comunicação durante a empreitada. Essa falta de sintonia pode ser justificada
talvez pelo fato dos integrantes não terem tido contato prévio com modelo maker
de resolver problemas. No entanto serviu para que, após a dinâmica proposta,
pudéssemos refletir sobre nossas ações entendendo que todo o processo exige
organização.
Após as reflexões da aula, o professor Fernando nos
esclareceu (de forma resumida) os conceitos sobre cooperação e colaboração
baseados na teoria de Dillenbourg. Confira abaixo duas figuras que apresentam
as diferenças entre tais conceitos:
Cooperação
Fonte: Pimentel, 2013. |
Colaboração
Fonte: Pimentel, 2013. |
E aí? Já teve
alguma uma experiência com robótica educacional ou cultura maker?
Se sim, deixe nos comentários um pequeno relato sobre sua experiência.
Abraço e até a próxima!
REFERÊNCIA
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante .
Interação on-line: um desafio da tutoria. 1. ed. Vol. 1. Maceió: EDUFAL, 2013.
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