sexta-feira, 1 de novembro de 2019

ENCONTRO DA SEMANA: ROBÓTICA EDUCACIONAL E CULTURA MAKER


Fonte: Davi Gregório
               
                   Olá pessoal!

      Hoje venho compartilhar com vocês uma experiência maravilhosa que tive no CEDU/UFAL. Discutimos sobre um tema educacional na disciplina de Recursos Digitais Educacionais, abordado através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem Based Learning), na aula, sob a mediação do professor Fernando Pimentel, os conceitos de Robótica Educacional Livre (REL) e experimentamos na prática a cultura Maker.

   Nossa turma foi dividida em dois grupos para discutirmos as respostas das questões da PBL da semana (apresentadas na aula passada), sobre o conceito de robótica educacional e como ela pode ser implantada na educação básica e superior e também o que seria a cultura maker e como desenvolver projetos didáticos que a utilizassem nos programas de licenciatura. As respostas dos grupos apresentaram pontos semelhantes, porém percebemos que para o conceito de robótica os conceitos apresentados não eram claros. O professor interviu e nos apresentou a robótica educacional como conjunto de processos mediados que nos levam a entender um conceito e que a mediação é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.


Fonte: Fernando Pimentel
                            
  Ainda durante o encontro, os colegas João Paulo e Andréa Flávia ficaram responsáveis por apresentarem uma aula sobre colaboração e cooperação, utilizando recursos da REL. João e Andréa, nos trouxeram a oportunidade de experienciar na prática o movimento maker a partir de dois desafios propostos por eles para que, a partir da utilização de materiais recicláveis (ou de baixo custo) pudéssemos resolvê-los. O primeiro exigia a construção de um braço articulado para ajudar no transporte de uma substância altamente perigosa e o segundo, criação de um labirinto para avaliar a capacidade motora de uma criança. 

Fonte: Maviael Lucas
            
               Os dois grupos mostrarem-se engajados (um dos elementos da REL) tentando elaborar soluções práticas para os desafios no melhor estilo “mão na massa”. No meu grupo, particularmente, tivemos alguns problemas durante o desenvolvimento do protótipo: não houve planejamento prévio de como produziríamos os materiais e houve falha de comunicação durante a empreitada. Essa falta de sintonia pode ser justificada talvez pelo fato dos integrantes não terem tido contato prévio com modelo maker de resolver problemas. No entanto serviu para que, após a dinâmica proposta, pudéssemos refletir sobre nossas ações entendendo que todo o processo exige organização.
           
           Após as reflexões da aula, o professor Fernando nos esclareceu (de forma resumida) os conceitos sobre cooperação e colaboração baseados na teoria de Dillenbourg. Confira abaixo duas figuras que apresentam as diferenças entre tais conceitos:


                                                                 Cooperação
Fonte: Pimentel, 2013.

Colaboração
Fonte: Pimentel, 2013.

              E aí? Já teve alguma uma experiência com robótica educacional ou cultura maker? Se sim, deixe nos comentários um pequeno relato sobre sua experiência.
               
              Abraço e até a próxima!






REFERÊNCIA


PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . Interação on-line: um desafio da tutoria. 1. ed. Vol. 1. Maceió: EDUFAL, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário