sexta-feira, 22 de novembro de 2019

ENCONTRO DA SEMANA: "INTERAGENTES NA CULTURA DE MÍDIAS"

     
          Oi pessoal, aqui estamos nós de novo!

Hoje compartilho com vocês mais uma experiência na disciplina Recursos Digitais Educacionais do PPGE/UFAL.
           
          Dessa vez a pauta foi sobre dois temas que podem ser confundidos: INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE. Para quem lê meus posts, publiquei aqui desde a semana passada que o PBL da semana era sobre esses temas e que nos aprofundaríamos sobre eles durante a semana toda para melhor discuti-los.

Pois bem, iniciamos a aula, dessa vez em um dos laboratórios de informática do CEDU/UFAL, com discussões sobre nossas dificuldades em relação à leitura dos textos sugeridos para apropriação do tema. Após essa etapa fomos novamente convidados nos juntar em grupos (os mesmos da semana anterior) para debatermos sobre os conceitos de interação, interatividade, interdisciplinaridade e como isso tudo poderia ser implantado nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para potencializar os processos educativos.

Percebemos existem alguns conceitos um pouco diferentes sobre interação e interatividade (foco da PBL) de acordo com alguns autores e que, dependendo de nossas percepções sobre o que escrevem podemos ter concepções distintas para essa temática.

Optei por seguir concordando com o exposto nas obras de Pimentel (2013) e Primo (2007), que tratam a interação com meio de comunicação entre pares, podendo as tecnologias digitais ou analógicas servir como intermediadoras do processo e a interatividade como forma de relacionamento onde o ser humano interage com tecnologias (computadores, smartphones, etc.) recebendo, a partir de inteligência artificial, (previamente programada) um feedback das mesmas.

Também ficou claro que a interação entre interagentes de áreas diversas pode promover interatividade. Nesse sentido a interatividade se revela como ponto de convergência entre as áreas, onde se podem observar elementos comuns entre elas e não meramente a reunião de conceitos diversos de campos do conhecimento distintos.

A turma concordou que promover interação e interatividade em ambientes de aprendizagem virtuais ou não é uma necessidade. Que professores e tutores precisam mediar com efetividade os processos que desencadeiam esses fenômenos para que os estudantes compartilhem e discutam ideias a fim de melhorarem suas percepções daquilo que é explorado nas disciplinas aumentando assim seu potencial de aprendizagem.

Após as discussões, o Júlio apresentou uma exposição sobre a interatividade e cultura de convergência de mídias baseando-se nos conceitos de Henry Jenkins. Segundo o que foi exposto, a cultura de convergências é alicerçada sobre a convergência da comunicação de mídias, cultura participativa e inteligência coletiva. Ele ainda nos apresentou que esses pilares podem ser determinantes no fluxo de suportes tecnológicos de comunicação, entretenimento e comércio.

Após a exposição, fomos convidados a participar de um “quiz interativo” elaborado na plataforma do site kahoot.com sobre os conteúdos apresentados na aula do Júlio. Durante a dinâmica proposta pudemos perceber certo nível de interação entre os colegas, principalmente no tocante a apresentação dos rankings com as pontuações, não havendo em relação ao tema propriamente dito durante o jogo. No que diz respeito à interatividade, de acordo com as proposições de Pimentel e Primo, pode-se observá-la de forma preponderante, pois todos os participantes se mostraram atentos para responder, através plataforma já mencionada acessada nos computadores o laboratório de forma online, as perguntas pré-programadas e apresentadas pelo software com o feedback necessário sobre as respostas corretas. Abaixo, podemos ver na imagem as três maiores pontuações alcançadas:
                           
Fonte: Maviael Lucas

Por fim, depois de concluída a PBL sob o comando do Júlio, iniciamos outra, agora com a liderança da colega Viviane. Ela apresentou uma problemática em torno do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Novamente outros grupos foram formados e novas discussões iniciadas para serem debatidas semana que vem.

E você, conhece o ensino híbrido e/ou sala de aula invertida? Está curioso (a) sobre o que vai ser discutido da aula que vem?

Logo, logo postarei um texto com minhas impressões sobre esses temas. 

Fique ligado no blog e até mais!

           



REFERÊNCIAS


PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: EDUFAL, 2013.


PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007. 

        
               

Um comentário:

  1. Bom dia Maviael, estou por aqui pra te dar um retorno sobre a postagem. Inicialmente te parabenizo pelo estilo de escrita, é muito expositiva e de fácil compreensão. Sobre o contexto da temática "Interação e Interatividade", é importante incorporarmos os conceitos na sua tipologia, entendendo o principio da sua origem, que também é histórico. Lévy (1999) trata um pouco disso na literatura "Cibercultura", ele também tem exmplifica o que para ele é interatividade, sob o ponto de vista da intereção. No mais, obrigado por sua disponibilidade, texto e parceria.

    Abraços!

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