quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ENCONTRO DA SEMANA: "EM BUSCA DA INOVAÇÃO"

Fonte: Davi Gregório


Oi turma!

Hoje venho compartilhar com vocês mais uma experiência que tive na  aula da disciplina Recursos Digitais Educacionais, do PPGE/UFAL. O assunto? Realidade Virtual e Aumentada!

Nessa aula discutimos inicialmente alguns conceitos e respostas para as perguntas da PBL da semana passada, que tratava justamente de RA e RV. Diante das questões, os grupos formados no encontro anterior apresentaram suas opiniões acerca do tema, mediados pelo professor Fernando.

Ficou claro que muitas de nossas experiências cotidianas estão inseridas nos contextos  das realidades virtual e aumentada, a exemplo da visualização de vídeos de RV disponibilizados por aplicativos diversos ou na plataforma do site youtube.com com óculos apropriados e dos filmes 3D exibidos nos cinemas.

Em relação aos conceitos, acredito que todos entenderam o sentido dos dois tipos realidades. O consenso a que chegamos foi que a realidade virtual baseia-se em apresentar um “mundo paralelo” ao físico, trazendo ambientes criados a partir de computação gráfica e elementos que aguçam nossos sentidos, tentando-nos fazer acreditar que estamos em um ambiente real. Já a realidade aumentada procura incluir elementos virtuais em um ambiente físico real através de softwares ou aplicativos de computador, misturando as realidades e permitindo ao usuário perceber essas diferenças no seu entorno.

Após as discussões, o colega Cleber conduziu uma aula sobre inovação utilizando uma dinâmica do tipo “caça ao tesouro”. Inicialmente ele entregou a cada aluno um Código QR, que deveria ser escaneado através das câmeras dos nossos smartphones, para termos acesso aos locais (nas dependências do CEDU) descritos na forma pistas apresentadas através de textos e URL’s para uma sequência de três vídeos gravados pelo próprio Cleber, com informações sobre o significado do termo inovação e disponibilizados em um canal criado por ele no site youtube.com.

Fonte: Davi Gregório

Ao final da dinâmica, pude entender a inovação como algo que pode ser introduzido em alguma atividade como forma de melhorá-la, utilizando para isso recursos que não são habitualmente utilizados ou que foram desenvolvidos a partir de ferramentas inéditas. Porém existem outros conceitos de inovação que abrangem outros contextos (confesso que achei um tanto complexos).

Após a aula, tivemos a apresentação de um novo problema dentro de outra atividade nos moldes da PBL que começou perto do fim do encontro, com a liderança do colega Júlio, e que terminará semana que vem abordando os temas “Interação e Interatividade”.

Mas isso é algo para discutirmos melhor semana que vem, certo?

Espero você na próxima quinta-feira para uma nova leitura da série de textos Encontros da Semana. Abraço! 

2 comentários:

  1. Olá prof. Maviael! Mais uma vez parabéns pelo blog... dá vontade de ficar lendo e lendo e lendo...

    Mas, vamos lá... que habilidades e competência percebe que está desenvolvendo com a nossa disciplina? O que aprendeu com o último PBL? Que saberes estão sendo mobilizados?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Maviael L Silva18 de novembro de 2019 10:03
      Olá professor Fernando! Várias são as transformações pelo que passei até agora. A disciplina esta me ajudando muito tanto no campo pessoal quanto no profissional. Hoje leio mais profundamente sobre assuntos, o que me faz ser mais crítico (com base científica) em relação a eles. Também aumentou meu nível de proatividade no desenvolvimento dos trabalhos com os colegas, além de estar me proporcionando aprimorar algumas habilidades e competências como trabalho cooperativo e colaborativo, por exemplo. Também ressalto a minha percepção de melhora no tocante à mobilização das ideias para resolução dos problemas discutidos nos encontros.
      Na última PBL pude perceber a importância de se estudar as RV’s RA’s de forma mais aprofundada, porque, embora parecidas, essas tecnologias demandam planejamentos diferenciados. Também fiquei otimista com os estudos dessas tecnologias e com a perspectiva de desenvolvimentos de atividades nas minhas aulas utilizando-as. Abraço!

      Excluir