Computadores, smartphones, tablets e internet
são ferramentas e recursos que, a cada dia, tornam-se cada vez mais importantes
no desenvolvimento de nossas atividades. As escolas, tendo em vista esse
fenômeno, precisam adaptar-se a essa realidade em busca de inserir em seu
currículo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como forma
de promover uma educação mais inovadora, e próxima das novas gerações.
A internet, aliada aos dispositivos
móveis, tem mostrado seu potencial não apenas para encurtar distâncias entre
pessoas, mas como integradora do conhecimento, apresentando diversos recursos
que podem (e devem) ser aliados dos processos educacionais.
Essas tecnologias permitem as instituições
de ensino transcender seus espaços físicos e se incorporar a uma rede de
informações mundial com o auxílio da internet, promovendo ambientes virtuais de
aprendizagens com potencial para melhorar a qualidade do ensino e se integram aos
Recursos Digitais Educacionais (RDE’s). Churchill (2017) nos explica que tais
recursos se baseiam em tecnologias que abrangem diversas mídias, com objetivos
educacionais e formativos, desenvolvidos com base no aprendizado das pessoas
com as mídias em suas atividades cotidianas.
Por isso, pode-se cada vez mais
associar esse potencial trazido pelas TDIC e os RDE’s com o currículo das
escolas do século XXI e juntá-los numa composição chamada por Almeida (2014) de
web
currículo. Segundo o autor, essa espécie de currículo se organiza em
redes multimodais, hipertextuais e hipermóveis, com possibilidade de incorporar
novos conhecimentos e informações e também de estabelecer inter-relações entre
as pessoas. Nesse sentido, podemos entender que o modelo antigo de currículo,
onde os recursos digitais muitas das vezes não são levados em conta, é algo
ultrapassado e aquém da realidade dos nossos estudantes.
Contudo, é notório que existem vários desafios
a serem enfrentados no âmbito educacional brasileiro, contudo é inegável o fato
de que hoje em dia, as escolas que não inserem na sua prática algum recurso digital
com fins pedagógicos estão perdendo grandes oportunidades de promoção da
aprendizagem. Porém, precisamos concordar que, muitas vezes, a oportunidade de oferecer
tais benefícios esbarra em questões que fogem da alçada das instituições de
ensino.
Por fim, fica a reflexão: os cursos de
pedagogia e licenciatura estão preparando os futuros professores para
trabalharem com recursos digitais educacionais? Será que as escolas públicas
brasileiras estão preparadas fisicamente e pedagogicamente para oferecer uma
educação voltada para as gerações do século XXI, pautada na cultura digital?
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e
tecnologias: concepção e possibilidades de criação de Web currículos. In: ______; ALVES, R. M.,
OSB; LEMOS, S. D. V. (Orgs.). Web Currículo: Aprendizagem,
pesquisa e conhecimento com uso das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra
Capital, p. 20-38, 2014.
CHURCHILL,
D. Digital Resources for Leaning. Singapore:
Springer, 2017.
Olá Maviael, antes destas leituras, como era sua visão sobre as tecnologias no contexto da escola?
ResponderExcluirOlá professor! Confesso que minha visão se baseava no senso comum, acreditando que a tecnologia se referia a utilização de recursos digitais e midiáticos, como a incorporação de softwares educacionais explorados com auxílio de computador projetor, por exemplo, e sem um plano bem estruturado. Assim que estudamos o conceito de tecnologia, percebi que estava equivocado. A utilização das tecnologias vai muito além disso e está me ajudando a pensar melhor sobre o desenvolvimento das minhas aulas. Abraço!
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