terça-feira, 15 de outubro de 2019

RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS, WEB CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI



Computadores, smartphones, tablets e internet são ferramentas e recursos que, a cada dia, tornam-se cada vez mais importantes no desenvolvimento de nossas atividades. As escolas, tendo em vista esse fenômeno, precisam adaptar-se a essa realidade em busca de inserir em seu currículo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como forma de promover uma educação mais inovadora, e próxima das novas gerações.
A internet, aliada aos dispositivos móveis, tem mostrado seu potencial não apenas para encurtar distâncias entre pessoas, mas como integradora do conhecimento, apresentando diversos recursos que podem (e devem) ser aliados dos processos educacionais.
Essas tecnologias permitem as instituições de ensino transcender seus espaços físicos e se incorporar a uma rede de informações mundial com o auxílio da internet, promovendo ambientes virtuais de aprendizagens com potencial para melhorar a qualidade do ensino e se integram aos Recursos Digitais Educacionais (RDE’s). Churchill (2017) nos explica que tais recursos se baseiam em tecnologias que abrangem diversas mídias, com objetivos educacionais e formativos, desenvolvidos com base no aprendizado das pessoas com as mídias em suas atividades cotidianas.
Por isso, pode-se cada vez mais associar esse potencial trazido pelas TDIC e os RDE’s com o currículo das escolas do século XXI e juntá-los numa composição chamada por Almeida (2014) de web currículo. Segundo o autor, essa espécie de currículo se organiza em redes multimodais, hipertextuais e hipermóveis, com possibilidade de incorporar novos conhecimentos e informações e também de estabelecer inter-relações entre as pessoas. Nesse sentido, podemos entender que o modelo antigo de currículo, onde os recursos digitais muitas das vezes não são levados em conta, é algo ultrapassado e aquém da realidade dos nossos estudantes.
Contudo, é notório que existem vários desafios a serem enfrentados no âmbito educacional brasileiro, contudo é inegável o fato de que hoje em dia, as escolas que não inserem na sua prática algum recurso digital com fins pedagógicos estão perdendo grandes oportunidades de promoção da aprendizagem. Porém, precisamos concordar que, muitas vezes, a oportunidade de oferecer tais benefícios esbarra em questões que fogem da alçada das instituições de ensino.
Por fim, fica a reflexão: os cursos de pedagogia e licenciatura estão preparando os futuros professores para trabalharem com recursos digitais educacionais? Será que as escolas públicas brasileiras estão preparadas fisicamente e pedagogicamente para oferecer uma educação voltada para as gerações do século XXI, pautada na cultura digital?





REFERÊNCIAS



ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação  de Web currículos. In: ______; ALVES, R. M., OSB; LEMOS, S. D. V. (Orgs.). Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com uso das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, p. 20-38, 2014.

CHURCHILL, D. Digital Resources for Leaning. Singapore: Springer, 2017.

2 comentários:

  1. Olá Maviael, antes destas leituras, como era sua visão sobre as tecnologias no contexto da escola?

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    1. Olá professor! Confesso que minha visão se baseava no senso comum, acreditando que a tecnologia se referia a utilização de recursos digitais e midiáticos, como a incorporação de softwares educacionais explorados com auxílio de computador projetor, por exemplo, e sem um plano bem estruturado. Assim que estudamos o conceito de tecnologia, percebi que estava equivocado. A utilização das tecnologias vai muito além disso e está me ajudando a pensar melhor sobre o desenvolvimento das minhas aulas. Abraço!

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