Olá! Tudo bem?
Que tal assistir a um podcast sobre Recursos Digitais Educacionais?
Trata-se do último podcast de uma série de 6 capítulos que abordam temas como tecnologias, cultura digital, tecnologias digitais, metodologias ativas e web currículo.
Se ainda não assistiu os outros capítulos da série, abaixo estão os links dos blogs onde estão disponíveis. Grande abraço e até a próxima!
1° Tecnologias - https://rdenasescolas.blogspot.com
2° Cultura Digital - https://redegito.blogspot.com/
3° Tecnologias digitais - https://tsrde.blogspot.com
4° Metodologias ativas -https://isisrde.blogspot.com/
5° Webcurrículo - https://aboutnetworksandanalytics.blogspot.com
5° Webcurrículo - https://aboutnetworksandanalytics.blogspot.com
Relato de experiência
O material aqui postado foi produzido a partir de uma atividade em grupos, proposta na disciplina de Recursos Digitais Educacionais e organizada pelo prof Fernando Pimentel. Minha experiência com podcasts começou durante o desenvolvimento de minha pesquisa de mestrado, que tinha como objeto de estudo a gamificação de aulas de biologia dos animais vertebrados no ensino médio. Em uma das etapas de minha pesquisa, os sujeitos envolvidos (estudantes do 2º ano) tinham que, divididos em equipes, elaborarem um podcast com o tema "peixes", abordando características evolutivas, peculiaridades e curiosidades diversas. O resultado foi a criação de alguns materiais muito ricos produzidos pelos estudantes, mostrando o potencial que existe nesse recurso para promover aprendizagem.
Para produzir o podcast disponibilizado na postagem acima acima, utilizei apenas os recursos disponíveis no momento da atividade: o gravador de voz do meu smartphone, para realizar a gravação do conteúdo e fazer cortes quando necessário e um fundo com áudio do meu laptop. Para tal Procurei no Youtube "áudios para podcasts" e escolhi o fundo musical que achei que daria certo para o arquivo. Para os "efeitos" de aumento de volume (fade in) e diminuição (fade out), aproximei e afastei o gravador do alto falante do computador. Depois de gravados fiz alguns cortes e complementos com o próprio gravador de voz e o mesmo fundo musical. Resumindo: Usei a criatividade!
Vale ressaltar que existem alguns aplicativos próprios para criação de podcasts e outros recursos mais sofisticados para isso, a exemplo de plataformas e/ou softwares para edição de áudio, equipamentos de gravação como consoles e microfones especiais, porém requerem muito tempo e técnicas específicas para serem manuseados.
Gostou da dica? Que tal se aventurar na criação de um podcast autoral? Escolha um conteúdo que gosta e vá em frente!
Nos encontramos na próxima postagem, ok? Abraço!
Já é profissional! Parabéns! Depois conte ao pessoal que você teve essa experiência na sua gamificação.
ResponderExcluirOk!
ExcluirOi Maviael, o meu tema é webcurrículo, o de Ísis que é Metodologias Ativas. Abraços!
ResponderExcluirOlá Júlio! Fareia a modificação. Abraço!
Excluir