quarta-feira, 9 de outubro de 2019

UM MUNDO DE TECNOLOGIAS


Em nosso dia a dia, nos deparamos constantemente com recursos presentes na nossa rotina cada vez mais interativos e conectados entre si, ligados ao mundo eletrônico e/ou digital com possibilidades e potencialidades quase inimagináveis há algumas décadas atrás. Quando fazemos uso de tais recursos, costumamos dizer que “estamos fazendo uso das tecnologias”. Mas, afinal, será que o conceito de tecnologia” é tão restrito?

Segundo Pinto (2008) devemos adotar uma postura mais cautelosa ao utilizar a palavra tecnologia, pois seu conceito vai muito além daquilo que é disseminado pelo senso comum que a coloca como um fenômeno moderno, ligado geralmente ao meio digital. Segundo o autor, podemos entender o conceito de tecnologia a partir de quatro pontos:

·         logos da tecnologia: conjunto de técnicas que todas as pessoas possuem. O autor nos aponta que as tecnologias são fruto não simplesmente de mentes brilhantes, mas de processos históricos coletivos;
·         instrumento de dominação: quem as detém controla a distribuição e produção. No entanto os que se apropriam tem o poder de desenvolver outras formas de tecnologia;
·         ideologia: garante a evolução e a existência do moderno;
·         ciência como epistemologia da técnica: entendida como domínio teórico da técnica, que por sua vez é resultado de pesquisas científicas.

A partir do conceito de tecnologia proposto acima, podemos ainda ampliar nossa concepção sobre o tema incluindo outras formas de tecnologia como as da informação e comunicação (TIC) e as digitais da informação e comunicação (TDIC). Essas formas de tecnologias, embora com títulos bem parecidos e às vezes confundidos entre si, apresentam algumas diferenças.

As TIC podem ser entendidas como a união das telecomunicações, informática e das mídias eletrônicas com potencial para servir como recurso na mediação do processo educacional com um todo (BOHN, 2011).

Pimentel (2015) nos aponta que a principal diferença se revela no fato de que as TDIC se baseiam na utilização de sistemas computacionais com conexão à internet, ou seja, em ambientes digitais podendo apresentar tráfego de mídias, convergência de informações e expansão geográfica, por exemplo, enquanto as TIC se limitam a ambientes analógicos, mais limitados no que diz respeito a esses pontos.

       Para ilustrar melhor o significado de tecnologia e técnica, o colega de curso Davi Gregório elaborou um mapa conceitual sobre o tema no endereço eletrônico: https://rdenasescolas.blogspot.com/. Vale a pena conferir!

Encerro aqui minhas palavras com a convicção de ter apresentado um pensamento mais aprofundado sobre o tema tecnologia, para que possamos entendê-lo de forma mais ampla a fim de nos inteirar sobre o seu significado científico e assim poder perceber e aplicar seus fundamentos com maior propriedade no nosso cotidiano.

Gostou da postagem? Que tal deixar um comentário sobre seu entendimento do que é tecnologia? 

Um grande abraço e até breve!




REFERÊNCIAS


BOHN, C. S; DA LUS, A. M. L.; DA LUZ, S. S. Mídia, gestão do conhecimento e cognição como um guia para uma gestão empreendedora na inclusão social e educação digital. In: Mídia, educação e subjetividade. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.


PIMENTEL, F. A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 1ª ed. Maceió: Edufal, 2015.


PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2008.    v.1.


Rovaris, C.C; Adriano F. O conceito de técnica e tecnologia de Álvaro Pinto. 2018. (8min02s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uNMMBa9OsHM&t=2s. Acesso em 07/10/2019.



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